O empreendedorismo é um tema bastante comentado atualmente, não é mesmo? Para Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior — CEO e fundador da Rheinheimer Group Holding e Franquias —, empreender pode transformar a vida de uma pessoa. Nesse sentido, saiba que existem alguns tipos de empreendedorismo que podem ser escolhidos pelo público. Quer saber quais são eles? Então, confira este artigo!
Principais tipos de empreendedorismo
Começar a empreender pode se tornar a escolha de muitas pessoas que desejam ter autonomia. Isso porque, através da criação do seu próprio negócio, é possível ter maior liberdade para elaborar estratégias e seguir certos caminhos. Entretanto, antes de iniciar esta jornada é importante saber que existem alguns tipos de empreendedorismo, que podem interessar os novos empreendedores.
1. Empreendedorismo de franquia
Uma das primeiras opções para quem deseja se tornar um empreendedor é a de escolher o empreendedorismo de franquia. Ao optar por essa alternativa é possível ter maior segurança, uma vez que uma pessoa irá atuar em um negócio estabelecido no mercado. O empresário, Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, entende que apesar de ser uma franquia, é importante buscar por inovações e melhorias.
2. Empreendedorismo digital
Outro caminho bastante conhecido é o empreendedorismo digital. Sendo uma das áreas mais procuradas pelos empreendedores, esse grupo reúne todos os negócios que funcionam de forma virtual, sem a necessidade de um espaço físico. Uma das grandes vantagens dessa opção, é a de não ser exigido um alto investimento para iniciar. Além disso, é possível que os empresários escolham diferentes alternativas como lojas virtuais, infoprodutos, marketing de conteúdo, entre outros.
3. Empreendedorismo verde
Outra opção que não pode ficar de fora desta lista é o empreendedorismo verde. São considerados desse tipo, os negócios que se preocupam com os seus impactos no meio ambiente, desenvolvendo produtos e serviços sustentáveis. Desse modo, os objetivos desses empreendimentos não serão apenas os lucros, mas também, os resultados das suas ações na natureza. Para Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, as empresas desse grupo são importantes.
4. Empreendedorismo individual
O empreendedorismo individual também é a escolha de muitas pessoas. Alguns tipos de empreendimentos que participam desse grupo — e que você provavelmente já deve ter ouvido falar — são o MEI (Microempreendedor Individual), o EI (Empresa Individual) e o EIRELI. Todos esses negócios foram criados com o objetivo de formalizar profissionais que atuavam de modo informal e facilitar a criação de empresas.
5. Empreendedorismo social
Por fim, o último tipo de empreendedorismo desta lista é o social. O objetivo de uma pessoa ao empreender nessa área será o de criar um negócio que traga mudanças significativas para a sociedade, e que contribua para um grande número de pessoas. Conforme pontua o empreendedor, Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, através desses empreendimentos, é possível mudar a realidade de muitos indivíduos.
E então, se interessou por algum desses empreendimentos?