Você já se deparou com o termo “mercado financeiro” e se perguntou sobre o seu significado? Para o Diretor da Boxter, Gabriel Cepeda Gonçalves, é importante compreender acerca desse assunto. Isso porque, de modo geral, esse conceito representa todas as operações de compra e venda de ativos — sejam eles de qualquer tipo. Sendo assim, para entender mais sobre esse universo e descobrir os seus principais segmentos, continue a leitura deste artigo!
Mercado financeiro, o que é?
Caso você esteja se questionando sobre o que é mercado financeiro, saiba que esse é um ambiente em que ocorrem as operações de venda e compra de ativos financeiros. Ele compõe a estrutura financeira do país, reunindo instituições financeiras como bancos, órgãos do governo, corretoras e demais organizações. Assim, seu principal objetivo será o de unir os tomadores de recursos — que nesse caso são as organizações — e os compradores, ou seja, investidores.
Como ocorre o funcionamento do mercado financeiro?
Tendo em vista que o propósito do mercado financeiro é o de facilitar as transações entre tomadores de recursos (instituições financeiras) e os investidores, na prática, o funcionamento desse universo irá ocorrer através dos investimentos, quando uma das partes aplica o seu dinheiro que será utilizado — como um empréstimo — pela outra parte. Assim, conforme pontua Gabriel Cepeda Gonçalves, uma pessoa irá receber o valor investido acrescido de juros.
Quais os segmentos do mercado financeiro?
Nesse sentido, saiba que o mercado financeiro é dividido em quatro segmentos. O primeiro deles é o monetário, que agrupa as transações que ocorrem em até 24 horas. Nesse grupo, participam as instituições financeiras bancárias, que o utilizam para emprestar e captar recursos para o seu funcionamento. Vale ressaltar, que nessa categoria se encontram as taxas que guiam os rendimentos dos investimentos de renda fixa.
Mercado de câmbio
O segundo segmento do mercado financeiro é o câmbio, que trabalha com a troca de moedas. As empresas exportadoras são as principais instituições que participam desse meio, já que elas farão transações com outros países. O órgão responsável por fiscalizar esse grupo é o Banco Central. O empresário Gabriel Cepeda Gonçalves entende que é importante que ocorra fiscalização nesse tipo de atividade.
Mercado de capitais
O terceiro segmento é o mercado de capitais, que reúne as negociações entre tomadores de recursos — que necessitam de capital — e investidores, sendo um intermediário nesses processos. Nessa categoria são negociados diferentes ativos como os títulos de dívidas e as ações, todos eles emitidos pelas empresas e instituições que precisam de dinheiro. O órgão responsável por controlar esse meio é o da Comissão de Valores Mobiliários.
Mercado de crédito
O quarto e último segmento do mercado financeiro é o de crédito. Para Gabriel Cepeda Gonçalves, esse é um dos campos mais conhecidos entre o público. Isso porque, nessa opção será emprestado dinheiro para empresas e pessoas físicas, através de transações como empréstimos pessoais e cheques especiais. Além disso, também podem ser negociados ativos. Vale ressaltar, que essa área possui grande relevância para a movimentação da economia brasileira.
E então, já conhecia algum desses mercados?