Se você está se formando na área do Direito, você sabe que existem diversas especializações para atuar, não é mesmo? O Dr. Alan Belaciano explica que essa escolha pode fazer toda diferença na sua atuação enquanto profissional do ramo da advocacia. Por esse motivo, neste artigo, você poderá conferir quais são as principais áreas do Direito no Brasil. Vamos à leitura?
Mercado profissional no mundo do Direito
Em primeiro lugar, o Dr. Alan Belaciano nos explica que o ramo do Direito é uma das áreas mais promissoras do mercado quanto à geração de empregos. Isso porque estamos falando de um setor que abrange as mais diferentes áreas da sociedade e, por esse motivo, possui uma alta demanda, esperando por profissionais qualificados para ocuparem suas vagas e atuarem como advogados.
Por outro lado, também vale a pena ressaltar que, se você deseja atuar como advogado, nem sempre precisará estar ligado à uma organização. Você também pode atuar de maneira independente, desde que tenha sido aprovado na OAB e tenha formalizado o seu negócio. Logo, existem diversas possibilidades para conseguir o seu espaço no mercado jurídico.
As principais áreas do Direito no Brasil
Porém, apesar da facilidade, de acordo com o Dr. Alan Belaciano, é de suma importância saber traçar um caminho profissional inteligente e se especializar na área de atuação que você escolheu. Isso fará com que você tenha um diferencial em relação aos seus concorrentes. E, para te ajudar nessa jornada, abaixo você poderá conferir quais são as principais áreas do Direito no Brasil.
- Direito Civil
É inegável que o Direito Civil é a principal área do Direito no Brasil. Todos os anos, milhares de formados embarcam nessa jornada em busca de sucesso profissional nessa área tão cobiçada. De acordo com o Dr. Alan Belaciano, apesar da concorrência, é um setor que está sempre com vagas abertas para representação de direitos individuais referente a bens, propriedades e questões familiares. Então, não precisa desanimar, apenas mostrar o seu potencial.
- Direito Tributário
Se você tem facilidade com os números, por que não dar início à sua carreira no Direito Tributário? Nessa área, você irá lidar com impostos, pagamentos de taxas, erros na arrecadação e assuntos que fazem parte dessa especialização. Logo, é de suma importância que o profissional tenha especializações em Contabilidade ou em Administração.
- Direito Trabalhista
É claro que o Direito Trabalhista não poderia faltar nessa lista. Ainda de acordo com o Dr. Alan Belaciano, sem dúvidas, essa é uma área onde as demandas nunca se findam. Nela, você irá lidar com as principais questões que regem o mundo do trabalho, podendo representar trabalhadores ou empregadores. Assim, é necessário ter um perfil analista e crítico e boas argumentações.
Por fim, o Dr. Alan Belaciano entende que essa é uma decisão muito importante. Então, não deixe de estudar as possibilidades e escolha aquela que mais se parece com você!